Seguidores

terça-feira, 18 de janeiro de 2011







O que é que a banana tem?


Alimento rico em potássio pode ser usado para prevenir doenças como enfarte e derrame, além de melhorar o humor e diminuir a insônia.
Energética para atletas e famosa por prender o intestino, a banana tem muito mais poderes do que se imagina. Nanica, comprida, prata ou maçã, esse fruto é uma ótima fonte de vitaminas e é recomendado para qualquer pessoa em qualquer idade. Os especialistas recomendam a inclusão dela na dieta habitual de adultos e idosos, principalmente depois que estudos mostraram a importância do potássio para a função muscular, inclusive do coração.
Segundo a nutricionista do Hospital Jayme da Fonte, Karla Conolly, Cada banana contém cerca de 90 calorias principalmente sob a forma de frutose e amido de fácil absorção pelo organismo.  “Uma banana tem em média o mesmo teor de calorias de uma barrinha de cereal. Então é possível comer sem peso na consciência e tirar da cabeça o mito que ela engorda. É uma excelente opção para lanche e complemento de refeições”, explica.
Além de não pesar na dieta, a banana ajuda na prevenção de varias doenças já que não produz colesterol e reforça a massa muscular.  “Especialistas afirmam que dietas contendo alimentos que representam boa fonte de potássio e pobres em sódio podem reduzir os riscos de alta pressão sanguínea e derrames. Com isso podemos dizer que existe uma relação direta entre consumo de banana e pressão sanguínea baixa. Para os fumantes que combatem o vício, a banana é rica em vitaminas B1 e B6 e ajuda o corpo a se recuperar dos efeitos da falta de nicotina”, justifica Karla.
Pelo seu teor de triptofano, a banana também ajuda a manter os níveis de serotonina no cérebro, melhorando o humor das pessoas e combatendo assim a depressão. Por ser rica em vitamina B6, ela também combate a insônia, irritabilidade e fraqueza. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a banana faz o intestino funcionar bem. “Ela possui inulina, uma fibra  excelente para o funcionamento do intestino, pois favorece a microflora bacteriana”, pontua a nutricionista.  No entanto, a banana deve ser ingerida com cuidado por pacientes com insuficiência renal devido à sua grande quantidade de potássio. 


Fonte: Jayme da Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário